Se você não sabe como aquela ETF alavancada funciona, por exemplo, não invista nesse produto, nem que isso pareça a coisa mais segura do mundo. O dinheiro que você vai colocar em qualquer trade é seu, única e exclusivamente seu. Estude muito qualquer produto ou empresa que vai ter você de sócio durante a duração do seu trade.
Durante a vigência de seus trades você terá que tomar decisões importantes. Quando entrar num trade e porque, quando sair e quando realizar seu lucro, quando manejar e quando adicionar posições, entre outros aspectos. Para aumentar o seu retorno financeiro seu risco sempre aumentará, não existe milagre. Encontrar esse balanço é a grande arte do mundo do trade, e você terá que encontrar o que é saudável para seu estilo de operar adequando risco e retorno com o tempo.
Se você ouvir ou ler alguém falar que a bolsa vai chegar a 10, 20, 200 mil pontos no final do ano, aproveite a oportunidade para nunca mais ouvir o que essa pessoa indica em termos de investimento. Ninguém, absolutamente ninguém, tem condições de prever o futuro. Se alguém prevê isso e depois se vangloria por ter acertado isso é única e exclusivamente por conta da sorte.
Ter um plano e uma estratégia de investimentos é o que vai te fazer ganhar dinheiro consistentemente. Seu plano pode ser simples (somente vou fazer trades de venda de volatilidade travados e quando a volatilidade estiver acima de 20, por exemplo), mas durante os movimentos de caos do mercado ele deverá ser reajustado. E um outro conselho embutido nesse: ficar de fora de tempos em tempos também é uma estratégia.
Se você pegar um taxi e começar a ver o motorista feliz, perguntando se você também está investindo na bolsa, cuidado: uma grande correção pode estar se aproximando. O contrário também é válido: se você contar para alguém que tem um bom investimento em bolsa de valores e a pessoa te chamar de louco, porque o mercado está desabando, provavelmente é uma boa hora de se posicionar comprado em algum papel bom.
Diferente dos preços, a volatilidade tem uma tendência de retorno a média importante demais para ser desprezada. Em cerca de 75 a 80% do tempo a volatilidade é baixa, historicamente falando, e quando sobe muito rapidamente tende a voltar a média em algumas semanas ou meses. Aproveite esse dado para vender volatilidade quando ela está alta, e para comprar quando está baixa.
Isso tem muito a ver com a regra 3. O mercado é completamente aleatório e caótico, e operar firmado em convicções que não mudam é o primeiro passo para o desastre.
Ninguém compra seguro de uma casa quando a casa está pegando fogo, ou liga para uma corretora de seguros de carros quando acabou de meter o parachoque no muro. A hora de comprar seguro para o seu portófio é quando todo mundo acha que o mercado vai continuar subindo eternamente. Nessa hora as puts estão baratas, e você poderá proteger seu portfolio de investimento pagando muito pouco.
Se você ainda acha que ficar o dia todo operando ações e opções pode te levar a ter mais lucros, desista. Tempo gasto em trades deve ser aquele que te dá um bom retorno de acordo com a mecânica que você tem para operar. Se você já fez o que tinha que fazer no ajuste de seus trades, e isso levou 1 hora de pregão, pare de olhar para o mercado e vá fazer outra coisa. Planejar o que fazer com o tempo é tão importante quanto saber quando fechar ou abrir um trade
Se uma queda diária forte no mercado fizer você perder o sono por uma noite, repense sua estratégia. Você somente ganhará dinheiro de forma consistente quando souber separar a emoção das notícias e dos movimentos do mercado pelo mecância sistemática na hora de mexer com seus trades. Emoção exagerada e bolsa não costumam ser amigos ao longo do tempo. E você conseguirá seguir tranquilo com seus investimentos se o dinheiro alocado no mercado de renda variável estiver sendo adequado para a sua tolerência emocional.
Aliás, alocação de recursos em ações e opções é um outro ponto importante demais para controlar risco. Mas isso fica para um próximo post.
Bons trades.