Reddit, Robinhood, WallStreetBets e Clearing: entendendo tudo isso

Semana passada foi uma das mais agitadas do mercado acionário americano no ano que apenas começou. Eu diria até que foi uma das semanas mais interessantes dos últimos meses, mesmo vindo de um ano de 2020 que já teve bastante coisa diferente e interessante, para dizer o mínimo.

A notícia da semana foi a rebelião iniciada no Reddit, um forum de bate papo que até muito pouco tempo atrás era visto como algo secundário, um mundo interessante somente para grupos de nerds da dark web. Mas hoje ficou conhecido no mundo todo. O mesmo com WallStreetBets, o grupo que começou a rebelião contra os grandes fundos de hedge, e que depois também ficou bravo com Robinhood, o broker que prometia somente pensar no pequeno investidor. E essa última história é que vou usar de exemplo para explicar algo importante no mundo dos investimentos em bolsa de valores e opções.

Abaixo vamos resumir o que se passou na semana passada com os principais players disso tudo. Aproveite para entender o que pouca gente entende: como funciona a regulação e a proteção dessas empresas para garantir que o negócio continue funcionando adequadamente

O que aconteceu de fato com o Robinhood?

Tem tudo a ver com o fundamento do negócio de um broker, que é a empresa responsável por ajudar você a comprar e vender ações e opções, que tem sua receita atrelada a comissões, que vc sabe ou não sabe que paga. 

Todo broker tem que mostras as agencias regulatórias que tem condição de estar no negócio, pois apesar de parecer ser fácil ganhar dinheiro como intermediário não é assim tão simples a coisa. O jogo é pesado, e se o broker não tiver controles rigidos de quanto está emprestando para vc negociar seus papéis (a chamada margem) ele pode falir. Para evitar isso existem as Clearings, empresas que tem parcerias com os brokers para garantir os trades

O que aconteceu na semana passada é simples de explicar: a volatilidade gerada pelo barulho que foi criado para que se comprassem ações da GameStop (GME) sem parar, assustou os controladores. The Depository Trust & Clearing Corp (DTCC), um dos principais centralizadores dessa operação nos mercados de ações dos EUA, exigiu grandes somas de garantias de corretoras, incluindo a Robinhood, que por semanas facilitou os saltos espetaculares mp preço das ações como a GameStop e a AMC. Em resposta, o Robinhood e algumas outras plataformas de negociação levantaram grandes somas de dinheiro para postar na DTCC para aumentar sua proteção contra perdas. Eles também controlaram o risco para si próprios, é claro, proibindo certas operações. Robinhood também se moveu para desfazer algumas apostas de clientes, provocando protestos raivosos de muitos clientes, publicados inclusive nas midias do Reddit / Twitter entre outras.

O que é uma Clearing (câmara de compensação)?

Clearings como a DTCC atuam como intermediárias entre compradores e vendedores. Eles existem para proteger os investidores e os mercados, garantindo que os participantes, como as corretoras por exemplo, tenham os fundos disponíveis para respaldar as negociações que fazem e para determinar quem é pago em caso de inadimplência. As empresas de compensação cobram taxas sobre as transações. Outra empresa do ramo é a APEX, que é a Clearing de muitos brokers, entre eles a Tastyworks (que uso para os meus trades). Os brokers podem atuar como sua própria firma de compensação, ao invés de de repassar as negociações submetidas à corretora para uma firma de compensação externa para mediação.

Essas firmas de compensação automática operam dentro de uma corretora de forma que a corretora seja capaz de executar negociações internamente depois que uma transação ocorreu. A garantia é algo de valor - às vezes dinheiro, muitas vezes títulos - que é postado como proteção contra possíveis inadimplências. É um requisito encontrado em muitos tipos de transações: quando você financia a sua casa a propriedade serve como garantia, por exemplo. Nos mercados financeiros, as garantias geralmente representam uma pequena parte do valor das transações.

Na crise financeira de 2008, os mercados pararam quando os bancos começaram a suspeitar que suas contrapartes iriam falir e que as garantias que haviam depositado seriam inadequadas. Embora as autoridades posteriormente tenham reforçado as regras relacionadas à compensação de derivativos, a compensação de títulos em dinheiro foi amplamente deixada de lado. Na verdade, a regra que define os requisitos de margem para compra de ações em dinheiro, conhecida como Reg-T, data de 1974. O que ocorre é que quando o risco aumenta, aumenta a necessidade do broker ter garantias para mostrar a Clearing que eles vão conseguir arcar com as responsabilidades assumidas com os clientes (entregar a ação que comprou, por exemplo, ou a quantia em dinheiro de uma call comprada que valorizou muito)

Que tipo de riscos a negociação em grande volume de GameStop estava criando?

Alguns investidores de varejo (retail investors) estavam negociando com margem por meio de corretoras como a Robinhood, uma prática em que um comprador geralmente coloca entre 50% e 90% do valor necessário para comprar as ações, com o restante vindo da corretora (geralmente 50%, para a maioria das contas, quando se usa a margem RegT). Os brokers, por sua vez, têm que depositar dinheiro na DTCC para respaldar essas negociações durante os poucos dias necessários para a liquidação (D+2 para ações). Essas obrigações financeiras aumenta com ações voláteis e ficaram enormes numa alta como a GameStop teve na semana passada. Os desembolsos colaterais podem criar uma crise de caixa em dias voláteis - como aconteceu em 28 de janeiro, quando o papel caiu de $482 para menos de $200.

O que isso pode significar para o DTCC?

Como a liquidação de uma negociação de ações ocorre dois dias após a transação (D+2), existe o risco do brokernão ter dinheiro para pagar as ações que seus clientes compraram no momento da liquidação (que ele tem que comprar para entregar, obviamente). A volatilidade das ações da GameStop - ou outras apanhadas no mesmo boom comercial, como AMC Entertainment Holdings Inc. e BlackBerry Ltd. - elevou o perigo de perderem valor rapidamente.

Se o broker não tivesse fundos suficientes para pagar pelas ações ao preço original mais alto porque permitia que os clientes pegassem emprestado metade do valor, a câmara de compensação ficaria em apuros. Caso a garantia ainda não seja suficiente e o broker em questão não esteja mais disponível para ser solicitado, as câmaras de compensação têm um acordo de compartilhamento de risco com suas firmas-membro, que fornecem o dinheiro necessário.

O que o DTCC pediu?

Em 28 de janeiro, após dias de turbulência e a volatilidade imensa dos preços (mais de 600% de volatilidade implicita, quando o normal de um papel estável é ao redor de 25-30), o DTCC exigiu significativamente mais garantias dos corretores membros em suas negociações de GameStop. Segundo matéria do Washington Post, onde colhemos os dados para escrever parte desse artigo, um porta-voz da DTCC não especificou quanto exige de empresas em particular, mas disse que, no final do dia, as exigências de garantias em todo o setor saltaram para US$ 33,5 bilhões, bem acima dos US$ 26 bilhões do dia anterior.

Qual foi a reação às proibições de negociação no Robinhood?

As restrições comerciais no Robinhood não deixaram praticamente ninguém feliz, exceto talvez os fundos de hedge cujas vendas a descoberto foram espremidas mediante o aumento de compras no papel/opções. Outras empresas tomaram medidas semelhantes: a TD Ameritrade da Charles Schwab Corp. restringiu as transações em ambas as empresas, assim como a Interactive Brokers Group Inc. e a E * Trade da Morgan Stanley. Em uma cena surreal, os arqui-inimigos políticos Alexandria Ocasio-Cortez e Ted Cruz encontraram um terreno comum ao atacar as decisões da empresa. Teorias de conspiração surgiram mesmo depois que Robinhood e outras plataformas disseram que permitiriam a retomada do comércio limitado das ações afetadas.

O que guardar disso tudo?

Robinhood fez o que tinha que fazer para salvar o negócio deles e continuar operando normalmente (ou quase normal). Teve que pedir emprestado e ativar linhas de crédito na casa de $1 bilhão de dólares, e torcer para que a volatilidade diminuisse, para conseguir devolver a seus clientes a capacidade de comprarem o que quiserem algum dia (talvez nesta semana). No Robinhood ainda estão limitadas as compras no papel e em opções (você só consegue comprar 1 ação hoje, se tiver conta lá), e talvez isso seja somente a ponta visível do iceberg. Ainda teremos muito mais capítulos nessa história, e num mercado em topo uma quebra de uma empresa como essa significaria um grande trauma para o mercado. 

Vamos observar com calma tudo isso. Espero que você tenha entendido um pouco mais o que aconteceu nisso tudo. Faça os seus estudos, e cuidado com o que pode vir por ai. O mercado está numa situação de risco sistêmico importante. Claro que pode continuar subindo, mas movimentos como o que vimos semana passada pode fazer com que a volatilidade atinja limites onde a liquidez pode secar. 

Stay safe and be smart. Quando o assunto é dinheiro e investimento, cuide do que é seu com carinho. 

Close

Por favor  complete o formulário para acessar esta página