A Apple (AAPL) mais uma vez surpreendeu nos resultados publicados agora há pouco, de forma positiva. Bateu as previsões do mercado e teve resultados excelentes, mesmo na venda de Iphones, e apesar dos EUA ter vivido a pior crise da história recente do pais. Veja abaixo o que a AAPL mostrou ao mercado:
Divisão da receita por unidade de negócio e Gross Margin (margem bruta):
A empresa ainda anunciou que tem em caixa US$ $193,82 Bilhões, e olha que ela vem usando esse caixa para fazer muito buyback para fazer seu acionista feliz.
Apple fará novo split de ações
A maior surpresa, porém, foi o anúncio de um novo split (divisão) no valor das ações, que no after market passavam de 400 dolares. O split anunciado é de 4:1, sem.
Quando uma empresa anuncia um split - AAPL ainda não comunicou quando vai ser isso, mas provavelmente será ao redor de 30 dias - é certo que vai criar uma confusão na cabeça de muitos traders de opções que ainda não estão acostumados com isso.
Após uma divisão dos papéis a participação dos acionistas em termos de porcentagem não muda, o que muda é a quantidade de ações que a pessoa tem. Para um valor estimado - hoje - de 400 dolares por ação, um investidor que tem 100 ações que custam 400 dolares cada vai passar a ter 400 ações que valem 100 dolares cada uma, por exemplo. E como ficam as opções, que tem strikes em vários preços?
O caminho para chegar ao valor das opções depois do split
Se você tem 100 ações a $400 por ação antes do split, por exemplo, você tem um valor nocional de $40,000 nas mãos. Esse valor não mudará - depois do split, você continuará com $40,000 em nocional, mas agora com 400 ações no valor de 100 cada uma.
Como após uma divisão padrão a sua exposição no geral permanece a mesma, basta usar isso para calcular os novos strikes. Como as opções controlam 100 ações por contrato e temos uma divisão exata aqui, o seu nocional nunca muda, e o mesmo ocorre com o nocional das opções. Veja no quadro abaixo um exemplo:
Da mesma forma como acontece com as ações, onde você vai passar a ter 4 vezes mais depois do split, o seu número de contratos de opções também será 4x maior. Se vc tinha comprado 1 contrato no strike 410, após o split você vai ter 4 contratos no strike 102.5.
O que normalmente acontece depois de um split é que a opção vai ser caracterizada como NS (Non-standard) e pode ter menos liquidez. Uma forma de diminuir o seu risco com os splits é encerrar as posições abertas até a data do evento e depois esperar o split para abrir novas posições.