📃LEAPS® - opções para investir em ações nos EUA

Quando você quer iniciar no mercado acionário americano você já vai de cara pensando que tem que comprar ações, não é mesmo? O problema é que nem sempre você pode achar que é o momento de comprar o papel, seja por estar muito caro ou pelo risco que ele tem de cair de valor no curto prazo.

Uma alternativa para a compra de ações é a compra de opções (no caso, opções de compra, as chamadas CALLs). Quando você compra uma call isso te dá o direito de comprar uma ação, por um determinado preço, até uma determinada data. Essas operações normalmente são feitas por períodos que variam de dias a meses. Mas existe uma opção que você pode comprar e que vence em períodos acima de 1 ano, e elas podem representar uma excelente oportunidade para se expor ao mercado acionário.

Ao considerar essa estratégia de opções, você pode pensar em adquirir Long-Term Equity AnticiPation Securities® (LEAPS®) - traduzido para o portugues como Titulos  Antecipados de Longo Prazo. Embora o uso de LEAPS® não seja nenhuma garantia de sucesso, ter um tempo maior para que sua posição caminhe para o lado que você quer é um recurso atraente para muitos investidores. Além disso, vários outros fatores tornam uma LEAPS® útil. Para ser caracterizada como uma LEAPS® o vencimento deve ser maior do que 12 meses.

Alternativa para compras de ações
As LEAPS® oferecem aos investidores uma alternativa à compra das ações no mercado a vista. As calls nessas LEAPS® permitem que os investidores se beneficiem do aumento do preço das ações, arriscando muito menos capital do que o necessário para comprar ações. Se o preço das ações subir para um nível acima do preço de exercício (strike) da LEAPS®, o comprador poderá exercer a opção e comprar ações a um preço abaixo do preço de mercado daquele momento. Outra alternativa, se o investidor preferir, é vender as calls do LEAPS® no mercado aberto e embolsar o lucro (se as ações subiram as LEAPS® vão estar mais caras).

Na foto acima, retirada de uma aula do curso "Como se Tornar um Trader de Volatilidade", mostrando que para a mesma exposição direcional em uma simulação com AAPL (100 ações) você gastaria $1,470 dólares ao invés de $20,438. Neste caso não se trata de uma LEAPS®, que seria um pouco mais cara, mas serve para exemplificar como as opções representam uma melhor alternativa para investimento quando o assunto é uso eficiente de capital. Caso você tenha interesse em conhecer o conteúdo deste curso clique aqui.

Diversificação e proteção de um portfolio de ações/opções
Os investidores também usam essas calls em LEAPS® para diversificar suas carteiras de investimento. Historicamente, o mercado de ações oferece aos investidores retornos significativos e positivos a longo prazo, porém nunca sabemos com certeza como o mercado vai se comportar no futuro. Estando com menos capital investido numa call em LEAPS® fará você perder menos dinheiro no caso de uma queda, comparando o que perderia se estiver com as ações nas mãos.
As opções em LEAPS® também fornecem aos investidores um meio de proteger as ações atuais. Se os investidores estiverem preocupados com possíveis quedas de preço das ações que possuem, a compra de uma put (opção de venda) em LEAPS® dá ao comprador o direito de vender as ações subjacentes pelo preço de exercício, até o vencimento da opção.

Qual é a desvantagem?
Tudo no mercado tem uma desvantagem, não adianta reclamas. Se você é um comprador de calls e puts em LEAPS®, o risco é limitado ao preço que você pagou pelas suas opções - você nunca vai perder mais do que isso. porém, se você é um vendedor descoberto de calls em LEAPS®, há um risco ilimitado e significativo se o papel subir de preço. O risco varia dependendo da estratégia seguida, e desaconselhamos o uso desta vende normalmente quando orientamos nossos alunos. É importante para um investidor entender completamente o risco de cada estratégia, antes de entrar no trade, e saber como deve proceder nesse mundo das opções. Não é raro nós conversarmos com pessoas que estavam achando um sucesso uma estratégia de venda descoberta, e de uma hora para outra, por conta do imprevisível, perderam muito - em alguns casos, perderam tudo que tinham investido numa vida inteira.

Ação vs. LEAPS®
Existem muitas diferenças entre um investimento em ações ordinárias e um investimento em opções. Diferente de ações, uma opção tem vida útil limitada. Um investidor pode deter ações ordinárias indefinidamente, enquanto todas as opções têm uma data de vencimento. Se um investidor não fecha ou exerce uma opção antes do vencimento, ela deixa de existir como instrumento financeiro. Como resultado, mesmo que um investidor em opções escolha corretamente a direção da ação subjacente, se esse movimento não ocorrer durante o período de vigência daquele contrato de opções, o investidor não vai conseguir lucro nesse trade.

Os investidores em opções correm o risco de perder todo o investimento em um período relativamente curto, mesmo com movimentos relativamente pequenos nas ações. Ao contrário da compra de ações em cash, a compra de uma opção envolve alavancagem.

Cada contrato minimo de opções nos EUA equivale a 100 ações, e se o valor da ação for alto, um movimento mesmo que discreto de preços significa muito em termos financeiros. A alavancagem indica que o valor do contrato de opção geralmente varia em uma porcentagem maior que o valor do papel subjacente.

Uma ultima lembrança: quem tem LEAPS® não recebe os dividendos pagos pela empresa, no caso da mesma pagar regularmente seus acionistas. Fora isso, a exposição ao movimento do papel é praticamente a mesma, como já lembramos por aqui.

 

Close

Por favor  complete o formulário para acessar esta página