Talvez vocês já tenham visto isso em algum outro papel, mas pode ser que não tenham relacionado ao nome: Blow-Off Top. O que é isso, afinal?
Um blow-off top é um padrão de análise gráfica em ações que mostra um aumento acentuado e rápido no preço e no volume de negociação de um título, seguido por uma queda acentuada e rápida no preço, geralmente também em volume significativo.
Exemplo recente de um típico Top Blow-Off que ocorreu com TLRY em setembro de 2018, logo após o IPO
As rápidas mudanças indicadas por um blow-off top, também chamada de movimento de exaustão ou explosão, podem ser o resultado de notícias reais ou pura especulação. Euforia, normalmente, é a causa mais comum disso nos mercados financeiros, em ações, futuros e commodities.
Essas situações são geralmente muito difíceis de negociar, pois o papel pode subir muito e descer repentinamente logo em seguida. Traders com menos experiência no mercado acreditam que podem surfar essa onda, e acertar a direção e o tempo correto de entrar e sair do trade, mas isso é muito difícil de ser feito e bolsos desavisados vão sofrer se entrarem nessa onda.
A primeira parte de um blow-off top pode ter se formado hoje em TSLA, num dia realmente anormal para essa ação. Foi o 3o maior ganho diário desta ação (+19.89%), fechando a exatos $780.00. O volume negociado de 46 milhões de ações representou 1/3 do free float (quantidade de ações disponíveis para serem negociadas no mercado). Foram negociados ao redor de 35 bilhões de dólares, um volume financeiro 2 vezes maior que AAPL e 5 vezes maior que MSFT, dois dos papéis que são muito negociados por aqui. O papel já acumula somente em 1 mês uma valorização de +86%. Dados realmente que impressionam.
Muita gente se perguntou se poderia ser mais um short squeeze, movimento de fechamento de posições vendidas, mas os dados de hoje não falam a favor disso: a empresa tem pouco short interest no seu free float e o papel não está dificil de alugar para quem quer vender, o que falam contra o fato do dia de hoje ter representado um fechamento forte de posições vendidas. Mais uma vez a palavra que me vem a mente é uma só: EUFORIA.
Claro que essa euforia do público não vem sozinha. A Ark-Invest (um dos grandes analistas bulls do mercado em Tesla) projetou que o papel num cenário conservador pode atingir cerca de $7,000 dolares já em 2024. No cenário mais otimista, pode chegar a $15,000. Clique aqui se você quiser ver a matéria completa sobre a análise da Ark.
Padrão bem característico de Top Blow-Off. Se vai ser ou não, no futuro, somente o tempo dirá
Entendendo o topo do blow-off
Blow-off de topo indica que o preço de um título está prestes a cair e, se for mesmo um top blow-off, o preço deve cair para que ele se confirme. Portanto, cuidado: os preços podem continuar subindo, é claro. Apesar do topo estar sendo configurado agora, você nunca sabe se é um topo, e não significa que o preço vai cair imediatamente. A parte crescente de um top blow-off pode durar semanas. A parte inicial desse aumento pode parecer excepcional, com grandes ganhos de preços diários e semanais. No entanto, às vezes, ele ainda pode continuar aumentando por várias semanas.
Vejam esse exemplo típico de Blow-Off top, que ocorreu com QCOM nos anos 2000, no estouro da bolha das Techs:
É difícil julgar quando exatamente um top blow-off está em seu estágio de reversão (e não apenas numa retração) até que o preço comece a cair com volume importante. Mesmo assim, às vezes, somente quatro ou cinco dias após o início do declínio é que você pode ter o chamado ponto de ruptura. Isso ocorre porque quando um título está subindo rapidamente, o preço pode recuar por alguns dias, mas depois continuar subindo.
Os padrões de ruptura são comuns quando há muito interesse especulativo. E isso pode estar se passando com Tesla. Afinal, para uma empresa ainda começando, ele hoje já vale mais que as 3 maiores montadoras americanas (GM, Ford e Chrysler juntas valem 110 Bilhões de dólares). No valor de fechamento de hoje a Tesla tem um market cap de 141 Bilhões. Impressionante para qualquer um que vê o dado de receita das empresas mencionadas: as 3 que mencionamos tem um revenue conjunto de 425 Bilhões de dólares, enquanto a Tesla tem singelos 25 Bilhões.
Esses topos apresentam muita volatilidade, e com Tesla hoje não foi diferente: a Volatilidade Implícita do papel fechou em 81%, próximo ao percentil 90 das últimas 52 semanas.
Quando a reversão começar a ocorrer, os preços se moverão muito rápido, e quando o preço começar a cair, todos vão correr para vender tudo que podem de uma vez. Após o aumento maciço, e tantas pessoas comprando, não há mais ninguém para comprar, mas há muitas pessoas (que já compraram) que estão em pânico para vender, para lucrar ou tentar limitar as perdas.
Como identificar um top blow-off
No início, os tops blow-off podem parecer semelhantes a um rally mais pronunciado. Mas algumas características específicas devem ser indentificadas:
Pullbacks limitados: os blow-off tops são subidas violentas - quase verticais - sem pullbacks substanciais. Isso os diferencia dos títulos que estão simplesmente em forte tendência de alta. Se ocorrerem recuos, eles normalmente são de apenas um a três dias e, em seguida, os preços sobem novamente.
Aumentos violentos de preços: esses tipos de topo não ocorrem após aumentos pequenos ou discretos. O preço pode subir algumas centenas ou até alguns milhares por cento, com os maiores ganhos em dólar (não necessariamente em porcentagem) no preço das ações chegando na última semana ou em alguns dias antes da reversão.
Volumes bearish depois do topo: top blow-offs são seguidos por movimentos bruscos, com um volume enorme, o que indica que os traders comprados estão saindo do papel em massa.
Mercado colaborando para a queda: top blow-offs costumam ser exacerbadas por condições mais amplas do mercado, o que significa que uma ampla liquidação do mercado pode levar a uma queda mais violenta nos preços desse papel em top blow-off.
Mas cuidado: posições vendidas iniciadas muito cedo em um blow-off podem significar perdas extremamente grandes se a perda não for cortada rapidamente. Da mesma forma, entrar comprado muito tarde em um cenário de ruptura pode significar grandes perdas quando o preço começa a cair e não volta aos níveis anteriores de subida. Lembre-se: subidas rápidas com aumento de volatilidade não relacionados a nenhum tipo de fundamento que melhorou muito no papel pode ser um sinal de perigo que indica top blow-offs futuros.
Aqueles que identificam com sucesso os blow-off tops têm uma oportunidade única de capitalizar a reação exagerada de outros traders. Mas isso não é nada fácil.