2019: Mais um ano mágico para os ETFs de Tecnologia

Não importa o quanto a gente possa achar exagerado esse ciclo de alta da Bolsa Americana: 2019 foi mais uma vez um ano de muitos lucros para quem apostou que a economia americana continuaria bem. No final de novembro deste ano, o S&P 500 havia retornado +27,6%, colocando-o no caminho do segundo melhor retorno das duas últimas décadas (o retorno de 32,4% de 2013 foi o melhor de todos até agora). Já são mais de 14 anos de alta, a maior sequencia acumulada de anos da história da bolsa americana.

Como seria de esperar em um ano tão fenomenal para o mercado, a maioria dos setores do S&P 500 subiu muito bem este ano, com exceção do setor de energia. Os retornos para os 11 setores sob o Padrão Global de Classificação da Indústria (Global Industry Classification Standard) estão principalmente na faixa de 20 a 30%. Somente os setores de energia (como já frisamos) e saúde foram pior que isso, com retornos de 5,4% para o XLE e 16,4% para o XLV, ETFs da SPDR que acompanham esses setores.

Por outro lado, apenas um setor excedeu esse intervalo de retornos, ultrapassando emm muito esse intervalo de 20-30%. O setor de tecnologia, medido pelo Technology Select Sector SPDR Fund (XLK), cresceu na menos do que +43,7% neste ano, seu melhor retorno anual desde 2009, quando as ações estavam se recuperando das profundezas da crise financeira. Naquele ano de 2009 o XLK subiu 51.3%, mas após uma queda brutal de 41.5% no ano de 2008.  Além dessa grande recuperação pós-recessão de 2009, a única outra vez que o XLK se recuperou tanto foi em 1999, no auge da bolha das empresas pontocom. Esse foi o primeiro ano completo de negociação da XLK, que subiu 65,1%, quando a mania de ações de tecnologia relacionadas à Internet atingindo o pico.

Performance dos Setores da Bolsa Americana (ETFs geridas pela State Street – SPDR)

Ticker

Fund

YTD Returns (%)

XLK

Technology Select Sector SPDR Fund

43.7

XLI

Industrials Select Sector SPDR Fund

29.4

XLF

Financial Select Sector SPDR Fund

28.5

XLC

Communication Services Select Sector SPDR Fund

28.2

XLRE

Real Estate Select Sector SPDR Fund

27.2

XLY

Consumer Discretionary Select Sector SPDR Fund

24.9

XLP

Consumer Staples Select Sector SPDR Fund

24.4

XLU

Utilities Select Sector SPDR Fund

21.9

XLB

Materials Select Sector SPDR Fund

20.7

XLV

Health Care Select Sector SPDR Fund

16.4

XLE

Energy Select Sector SPDR Fund

5.4

Data measures total returns for the year-to-date period through Nov. 29.

Referência: www.etf.com

 

Tudo na tecnologia está funcionando

O fato do XLK ter aumentado tanto neste ano quanto em duas outras ocasiões extraordinárias coloca em perspectiva o quão impressionante é o atual movimento de preços de alta. Praticamente tudo em tecnologia funcionou neste ano, desde empresas de software a fabricantes de smartphones e empresas de semicondutores.

O tamanho das empresas também não foi um impedimento para retornos elevados. As duas maiores empresas do mundo em capitalização de mercado, Apple e Microsoft, aumentaram respectivamente 72% e 51,3% neste ano, e cada uma tem um valor de mercado superior a US $ 1 trilhão.

Não é a toa que o XLK tenha se dado tão bem neste ano, pois detém posições superdimensionadas nessas 2 ações. AAPL e MSFT representam juntas quase 40% do portfólio de papéis do XLK.

 

Superação de Semis

O XLK, com sua inclinação para negociar mega-caps, acaba sendo não apenas o ETF com melhor desempenho entre o conjunto de fundos setoriais do SPDR, mas um dos ETFs de tecnologia com melhor desempenho geral. É o sexto fundo com melhor desempenho na lista de ETFs desalavancados, superados apenas por um punhado de ETFs semicondutores e um ETF de momentum.

O ETF VanEck Vectors Semiconductor (SMH), o SPDR S&P Semiconductor ETF (XSD), o iShares PHLX Semiconductor ETF (SOXX) e o First Trust Nasdaq Semiconductor ETF (FTXL) retornaram de 50 a 53% neste ano - resultado um pouco melhor do que o XLK, que é mais amplo.

Cada um desses ETFs possui uma cesta concentrada de ações de semicondutores, incluindo Intel (INTC), Nvidia (NVDA), Applied Materials (AMAT), Lam Research (LRCX), Texas Instruments (TXN) e outros. 

 

O ETF Invesco DWA Technology Momentum (PTF) - o único ETF de tecnologia desalavancada que não se concentra exclusivamente em semis para superar o XLK este ano - ganhou 44,2% no acumulado do ano.

Como o próprio nome sugere, o PTF mantém ações de tecnologia que apresentem um impulso de preços mais recente (momentum ETF). Ele escolhe ações com base em um índice chamado Dorsey-Wright. Atualmente, as principais participações incluem RingCentral (RNG), Coupa Software (COUP), Cadence Design Systems (CDNS), Broadcom (AVGO) e Adobe ADBE).

Veja a lista completa dos 10 ETFs de tecnologia com melhor desempenho deste ano na tabela abaixo

ETFs de Melhor Rendimento no ano de 2019 (com exceção das ETFs alavancadas)

Ticker

Fund

YTD Returns (%)

SMH 

VanEck Vectors Semiconductor ETF

52.3

XSD 

SPDR S&P Semiconductor ETF

51.9

SOXX

iShares PHLX Semiconductor ETF

50.5

FTXL 

First Trust Nasdaq Semiconductor ETF

49.7

PTF 

Invesco DWA Technology Momentum ETF

44.2

XLK 

Technology Select Sector SPDR Fund

43.7

FTEC 

Fidelity MSCI Information Technology Index ETF

43.2

VGT 

Vanguard Information Technology ETF

42.9

PSI 

Invesco Dynamic Semiconductors ETF

41.3

IXN 

iShares Global Tech ETF

41.0

Data measures total returns for the year-to-date period through Nov. 29.

Referência: www.etf.com

 

Close

Por favor  complete o formulário para acessar esta página