Será que o fim do padrão-ouro foi um tiro no pé?

Nos dias de hoje, onde as bolsas estão sofrendo e muita gente já acha que estamos vivendo uma recessão, todos lembram do ouro como investimento. Afinal, uma das melhores proteções contra um cenário de inflação - caso o Fed continue imprimindo dinheiro adoidado - é você ter metais como ouro e prata. Quando a inflação sobe corrói rapidamente o seu cash, e com os juros baixos o investimento em bonds do governo também não valem muito a pena.

Eu particularmente acho que o fim do padrão-ouro decretou o começo de toda essa bagunça que vivemos hoje. Após o fatídico discurso de Nixon em agosto de 1971 - que já abordei aqui em outros posts - quando o então presidente americano dizia que o final deste referência seria temporário, a moeda fiduciária e o dolar dominaram o pedaço. De lá pra cá, o que era para ser uma coisa boa ainda não se mostrou totalmente seguro e a prova de fogo.

O meu post de hoje é voltado a crítica, e vai deixar alguns gráficos importantes para que você pense a respeito.

Será que com o fim do padrão-ouro em 1971 os EUA estão melhor hoje e mais seguros, financeiramente falando?

Será que o dolar vai perder a confiança no mundo, e a moeda fiduciária vai finalmente fracassar como um modelo monetário mundial?

Isso só o tempo dirá, mas o que vemos é que os problemas estão se acumulando, e o cenário que teremos pela frente pode não ser dos mais tranquilos para a economia mundial.

Vejam os gráficos e tirem suas próprias conclusões.

1. inflação americana de 1775 a 2012

2. Estoque monetário (M2) Vs Salário das Familias desde 1990

3. Produtividade e ganho por hora de trabalho

4. Dívida americana com relação ao PIB

5. Poupança dos americanos no decorrer do tempo

6. Poupança com relação ao PIB nos EUA

7. Balanço de trades EUA

O que será que aconteceu depois de 1917? 

Se lembrarmos que a experiência de moeda fiduciária nem completou 50 anos ainda, e está causando enormes desequilíbrios no sistema financeira, talvez isso não tenha sido uma boa idéia. Vamos ver.

 
Close

Por favor  complete o formulário para acessar esta página