Fed vai comprar Junk Bonds em Maio; Tesouro vai emprestar 3 Trilhões de dólares

O Federal Reserve (Banco Central dos EUA) informou que começará a comprar fundos negociados em bolsa de títulos corporativos no início de maio, e ofereceu mais detalhes sobre suas compras planejadas de dívida de empresas americanas nesta segunda-feira. Caso você queira acessar o comunicado completo e as dúvidas sobre como isso vai ser feito, clique aqui.

O banco central também começará a comprar dívidas emitidas diretamente por empresas e também diretamente no mercado. O Fed também disse que poderia comprar uma venda inteira de títulos corporativos sozinho, caso seja necessário.

Mesmo sem ter comprado títulos ainda, o anúncio do Fed dos programas de empréstimos foi suficiente para deter a turbulência no comércio de títulos corporativos e permitiu que empresas como a Boeing emitissem dívidas para levantar dinheiro.

Para fazer isso o Fed criou as chamadas Primary Market Corporate Credit Facility e Secondary Market Corporate Credit Facility, o que vão compor uma nova sigla nos mercados (eles adoram, aliás): CCF (Corporate Credit Facility)

Quem diria, não é mesmo? A entidade que mais se vangloriava de ser independente e de estar somente ali para controlar alguns desequilibrio, agora é a própria que causa os desequilibrios do sistema.

Tudo para segurar o dolar embaixo, e para evitar que o business de Titulos do Tesouro Americano quebre. Será que vai conseguir? Só o tempo dirá.

Tesouro dos EUA vai tomar 3 Trilhões de dólares de empréstimo

O Tesouro dos EUA anunciou planos para emprestar US$ 2,999 trilhões neste trimestre, um recorde histórico.

“O aumento dos empréstimos líquidos negociados em bolsa é impulsionado principalmente pelo impacto do surto de COVID-19, incluindo despesas de nova legislação para ajudar indivíduos e empresas, alterações nas receitas fiscais, incluindo o diferimento de impostos individuais e comerciais de abril a junho até julho, e um aumento no saldo de caixa assumido no final de junho do Tesouro ”, afirmou o comunicado.

Entenda como o Governo pega emprestado alguma coisa

Quando o governo pede dinheiro emprestado, ele não vai ao banco e solicita um empréstimo, como se fosse uma pessoa comum: ele emite dívida. Isso significa que o governo vende títulos negociáveis ​​do Tesouro (US Treasury Bills, Notes, Bonds) e títulos protegidos pela inflação do Tesouro (TIPS) a outras agências governamentais federais, indivíduos, empresas, governos estaduais e locais, assim como pessoas, empresas e governos de outros países. países. Os títulos de capitalização (Saving Bonds) são vendidos a indivíduos, corporações, associações, organizações públicas e privadas, fiduciários e outras entidades.

Aqui está como os títulos do Tesouro geralmente funcionam: as pessoas emprestam dinheiro ao governo para que ele possa pagar suas contas. Com o tempo, o governo devolve esse dinheiro, além de um pouco mais, de volta a essas pessoas, como pagamento pelo uso do dinheiro emprestado. Esse dinheiro extra é o tal dos "juros".

Resumidamente é assim que o sistema de dívida dos EUA funciona:

1. O Tesouro dos EUA emite ou cria a dívida.
2. O Bureau of the Fiscal Service  (Escritório de Serviço Fiscal) gerencia a dívida do governo. Isso significa que mantém registros, cuida da venda da dívida e lida com o pagamento de pessoas que emprestaram dinheiro ao governo.
3. O Tesouro dos EUA e o Bureau do Serviço Fiscal não decidem como o dinheiro é gasto. O ramo legislativo do governo (Congresso) é que decide como esse dinheiro deve ser gasto, visando o melhor interesse do povo (teoricamente, é claro).

Existe um montante máximo de dívida que o governo pode ter. Isso é conhecido como "teto da dívida" (debt ceiling). Para aumentar esse valor, o Tesouro dos EUA deve pedir ao Congresso que aprove um novo e maior limite.

Tudo parece bonito no papel, mas na verdade o que estamos vendo hoje é que o teto não existe mais na prática (pois sempre é elevado), o Fed faz o que quer botando a desculpa na crise, e as pessoas ficam confusas quando querem entender o que está acontecendo.

Vamos ver onde tudo isso vai chegar.

Close

Por favor  complete o formulário para acessar esta página