Foi a sexta pior performance semanal do S&P500 da história. O mundo financeiro se assustou demais, e como sempre, já achou os culpados: o coronavirus e a epidemia que agora está se espalhando pelo mundo. Mas será que foi isso mesmo que causou todo esse desespero no mercado? Eu pessoalmente acho que não foi somente isso.
Velocidade da queda foi o que mais assustou
Essa semana vai entrar para a história: foi a queda percentual mais veloz do S&P 500 após atingir o topo histórico. Após atingir a marca inédita de 3,393.52 pontos em 19 de fevereiro de 2020 (há apenas 10 dias) o SPX fechou o mês de fevereiro a 2,954.22 pontos (-439.3 pontos, ou -12.94%).
O Dow Jones Industrial Average não deixou por menos, é claro: perdeu neste período nada menos do que 3,397 pontos Somente na semana de 24 a 28 de fevereiro perdeu 3,582 (queda de 10.54%)
O SPX chegou a se aproximar de um ponto importante para os grafistas, pessoas que gostam de fazer os trades lembrando de suportes interessantes de preços. Vejam no gráfico semanal do SPX que o índice chegou bem perto na sexta dos 2,850 - mínima do mês de setembro de 2019, para depois subir novamente e fechar na casa dos 2,954. Se a segunda feira for de nova queda forte, o próximo suporte mais importante, ainda segundo os grafistas, está longe: 2,650. Isso equivaleria ao SPX perder mais 304 pontos, o equivalente a uma queda de 10.3% do preço de fechamento de sexta.
Volumes financeiros nos recordes históricos em ETFs
Para vocês terem uma idéia de quanto foi a movimentação do dia 28 de fevereiro de 2020, observem esse gráfico:
SPY é um dos ETF (exchange traded fund) mais ativos e liquidos da bolsa americana, tendo uma negociação média ao redor de 80 milhões de shares (no preço atual ao redor de $300 dólares isso daria um volume financeiro de aproximadamente 24 bilhões, onde está chegando as barras amarelas na maioria dos dias no gráfico). No dia 28 passou de 140 bilhões, nada menos do que 6 vezes mais (foram quase 360 milhões de shares para um vol. médio de aproximadamente 80-100M de shares em meses normais).
Outros ETFs também não deixaram por menos: QQQ, ETF da Nasdaq 28B (149M shares para um vol. médio de 36M antes disso); HYG de bonds corporativos high yield 7.8B (99.3M de shares para um vol. médio usual de 18M); TLT de bonds do tesouro americano 6.8B (45M shares para um vol.médio de 12M). Movimentos assim não acontecem regularmente. Aliás, observem o que aconteceu com o HYG, olhando num gráfico da Bloomberg:
HYG praticamente dobrou o volume em dólar semanal transacionado, chegando a impressionantes $31B - essa quantia é um recorde para a classe de ETF Bonds. Para ter uma idéia comparativa, TLT era o detentor do recorde anterior, com meros $18B.
O gráfico do ouro foi interessante, pois normalmente em quedas grandes pessoas buscam proteções como o ouro e prata pra investir. Bem interessante de observar:
Notem que nesta queda semanal do SPX o GLD (ETF de ouro mais liquido) também caiu. Acho que esse comportamento está mais relacionado ao VIX. Tenho comigo que, como é muito comum alguns ficarem vendidos em VIX, por conta de suas subidas serem raras, pode ser que o hedge que tinham em ouro serviu para cobrir as margens que foram chamadas para os que estavam vendidos (tomando um sufoco imenso e perdendo muito dinheiro). Somente uma suposição, claro, pois nunca saberemos ao certo o que aconteceu. Mas vejam o gtráfico do VIX vs GLD:
Pra mim todos estão esperando uma bela ajuda do Fed. Talvez, e isso será inédito, o Fed venha com a idéia também de comprar bonds corporativos, e a turma se animou desse lado do business. Vamos observar como serão os próximos passos, já que o Fed tem reunião ordinária do FOMC marcada para daqui a 2 semanas.
Fed: a arma secreta que empurra o mercado pra cima
Antes de vermos mais essa derrocada nos mercados, porém, acho que os preços podem ter uma bela ajuda: o bom e velho Fed, o Banco Central americano, vai deixar claro que estará presente para imprimir moeda e distribuir por ai, para evitar grandes choques no mercado acionário. Isso é bom ou ruim? Para mim, ruim no longo prazo, pois estará somente colocando mais entropia no sistema de um mercado que já está bem agitado. Uso o termo entropia para mim é importante: tem a ver com sistemas fechados, que por mais que sejam enormes, quando se mexe e coloca-se um aditivo extra, vai sempre se movimentar mais. Até um ponto em que explode, e daí o problema vai ficar pior, pois o sistema pode até mesmo ruir, ou passar por transformação dolorosas demais para quem estiver dentro.
Já mostrei em outro post do nosso DOC News que o Fed já passou por situações runis antes, e que existe um time de proteção de quedas apelidade de Plumge Protection Team (vejam essa matéria clicando aqui). O presidente Trump, em pronunciamento no último sábado, já deu uma alfinetada falando que o Fed tem que agir para que os mercados não sofram mais.
Dessa vez é pior do que em 2008, 2000, 1987?
Lembremos sempre de que os alarmistas de plantão sempre vão dizer que dessa vez a coisa é pior. Faz parte do comportamento humano. Aliás, para encerrar o nosso post de hoje deixo por aqui uma mensagem importante dita por Carmen Reinhart: "Mais dinheiro foi perdido por conta dessas 4 palavras do que por estar de frente a uma arma de fogo: Desta Vez é Diferente" - ãs vezes é diferente, sim, mas não por aquilo que a maioria está falando.
Ninguém sabe o que vai acontecer no futuro. Com toda essa neura em cima do Covid-19 acredito que os mercados vão continuar sofrendo no curto prazo, e uma recuperção para o mercado de alta pode demorar alguns meses.
Enquanto isso, temos que jogar na defensiva, ajustando posições em opções e observando se papéis de empresas boas começam a ficar baratos. Se encontrarem preços bons em empresas boas, vierem sócios de uma pequena parte dela.
Aliás, comprar ações nada mais deve ser do que uma entrada na sociedade anônima que lá está. Mas muita gente esquece disso.
E aproveitem para ver como está o portfolio de vocês nessa queda toda. Se a gestão de risco foi adequada quando estava todo mundo comemorando que o mercado subiria para sempre, suas perdas estão controladas. Muita gente na semana passada, que estava alavancada, sem gestão de risco, já está fora do mercado com certeza. Comemore se você ainda está no jogo.