Nos modelos de precificação das opções Volatilidade é um componente muitas vezes relegado a um segundo plano, e muita gente só consegue ter uma idéia clara do que é Delta, Gamma e Theta, por exemplo. E nem sempre sabe porque um trade está indo contra o que ele esperava.
Resumimos na tabela abaixo a importante dinâmica desse relacionamento entre VOL e preços, indicando com "+" e "-" sinais de como cada movimento nos preços e na volatilidade implícita (IV) afeta os quatro tipos de posições em opções naked (a seco). Procurei deixar também uma diagramação lembrando os sinais de bom, médio ou ruim com as cores e as figuras ao lado de cada situação.
Tabela 1: Impacto das variações de preço e volatilidade nas posições compradas e vendidas. Uma marca "+" indica impacto positivo e uma marca "-" indica impacto negativo. Os marcados com "+ / +" indicam a posição ideal para a condição de mercado especificada, depois que você montou o trade
Como você pode observar, existem duas posições que têm "+ / +" em uma condição específica (, o que significa que elas sofrem um impacto positivo das mudanças de preço e de volatilidade, tornando essas posições ideais nessa condição:
Porém, em contrapartida, quando você compra puts e o mercado sobe ou quando você vende puts e o mercado cai essas posições experimentam a pior combinação possível de efeitos, marcada por "- / -", quando o mercado vai para o lado oposto aquele que você deseja quando montou o trade.
As posições que mostram uma combinação mista ("+/-" ou "- / +") recebem um impacto variado, significando que o movimento dos preços e as mudanças na volatilidade implícita funcionam de maneira contraditória, e você pode observar que isso é predominante do lado das calls. Aqui é onde você encontra as surpresas de volatilidade, e é por isso que necessitamos de outras maneiras de avaliar os trades, principalmente associando outras posições para tentar neutralizar os efeitos não esperados desse comportamento da VOL, principalmente.
Digamos que um trader sente que o mercado caiu para um ponto em que está sobrevendido e deve ter pelo menos um rali de contra-tendência. Se o trader antecipar corretamente a virada na direção do mercado (ou seja, consegue pegar o fundo do mercado, ou pelo menos os preços ao redor dele) comprando uma call, ele poderá descobrir no futuro que os ganhos são muito menores ou até inexistentes após o movimento ascendente (dependendo de quanto tempo se passou). Isso se dá pela perda do theta e pela diminuição da VOL, que tira prêmio da opção – no caso em dois critérios de precificação.
Lembre-se olhando na Tabela 1 que uma call longa sofre na queda da volatilidade implícita, mesmo que se beneficie de um aumento no preço (indicado por "+/-"). Além disso, os níveis do VIX caem à medida que o mercado se move mais para cima: o medo do pessoal vai diminuindo, refletindo-se no VIX em declínio, levando à queda nos prêmios das opções, embora o aumento dos preços esteja aumentando os preços dos prêmios no seu delta.
Calls longas em fundos de mercado são caras
No exemplo citado, o comprador de uma call no fundo do mercado acaba comprando opções muito caras que, de fato, que já precificaram uma movimentação ascendente do mercado. O prêmio pode cair drasticamente devido aos níveis decrescentes de volatilidade implícita, contrariando o impacto positivo de um aumento no preço, deixando o comprador menos experiente sem saber o que aconteceu, se perguntando sobre o motivo pelo qual o preço não aumentou como previsto.
Puts longas no top do mercado são baratas
Nesta situação – mercado no topo – a opção de venda longa tem uma vantagem sobre o trade num fundo do mercado comprado uma call longa. Isso ocorre porque as opções longas têm uma relação "+ / +" com as alterações de preço / volatilidade implícita. Se o mercado estiver no topo as puts normalmente estão mais baratas, pois a VOL diminuiu com a subida dos preços.
Um detalhe importante: quando a subida está se dando por um tempo muito prolongado, mostrando um comportamento sobre-comprado do mercado, pode ser que isso não seja válido para as puts, por um motivo muito simples: o mercado desconfia que já subiram muito os preços, e que uma correção está por vir. Se isso acontece, as puts são precificadas com um prêmio muito maior do que as calls, principalmente nas opções dos índices que são européias, e podem ser exercidas somente no dia de vencimento.
Acostume-se a pensar nessa relação de VOL e preço das calls. No nosso site temos um curso exclusivamente dedicado a explicar esse e outros conceitos de Volatilidade no mundo do Trader de Opções.