Essa pergunta vale ouro para muita gente, e a resposta você não vai achar nesse artigo.
Caramba, Doc, porque você então coloca um título assim num post?
Justamente para mostrar, em primeiro lugar, que pensar no futuro dos seus investimentos não é nada fácil. Quem está procurando respostas rápidas e "perfeitas", nem precisa continuar lendo. O objetivo principal deste post, se você decidiu que quer continuar lendo ele, já foi atingido: estimular o leitor para o fato de que não é nada fácil pensar no quanto é preciso ter no futuro para ter uma vida de aposentado dentro do limite da normalidade.
Em um artigo que fiz logo no começo da existência deste site, eu mostro no meu modo de entender quais são as fases que passamos na vida quando o assunto é Ativos e Dívidas - clique aqui para ver esse artigo. Em outro artigo eu mostro que sempre que possível você deve fazer um balanço da sua vida financeira frequentemente, para reavaliar as suas metas de gastos e economias.
Sim, é importante você pensar na sua vida pessoal financeira como se fosse uma empresa, que tem ativos e dívidas. Quando começamos nossa vida financeira normalmente temos mais dívidas que ativos, e com o tempo isso tem que ir mudando de direção. Se você já é maduro (como uma empresa madura) deve estar usufruindo dos seus dividendos e poupança, ou, se isso não é a sua realidade, algo de errado saiu na gestão dessa empresa chamada TOMIC, pegando emprestado um conceito que li num livro: The One Man Insurance Company. O livro é muito voltado ao trader que opera opções, mas se você entendeu a analogia e a necessidade da sua vida pessoal ser vista como uma vida empresarial já deu um grande passo.
Aqui nos EUA muitos planejadores financeiros ajudam as pessoas a pensar melhor em como essa empresa deve progredir e chegar na maturidade com combustível de sobra para ser queimado.
Para poder usufruir de uma boa vida quando você parar de trabalhar - pelo menos oficialmente - é importante demais pensar no tipo de vida que você quer ter quando se aposentar. Se você só consegue ser feliz andando de barco de 60 pés, viajando para a Polinésia Francesa duas vezes por ano, tomando no mínimo um Chateau Lafite por trimestre, a missão não vai ser fácil. Os ativos intangíveis da sua empresa (bom senso, auto-crítica e filosofia de vida) valem mujito pouco no caso descrito acima. Mas - felizmente - a maioria consegue se contentar com muito menos do que isso.
Uma análise bem geral do povo americano já dá uma dica do que você precisa pensar em termos de dinheiro quando chegar a hora de usufruir da sua aposentadoria. E o número para se guardar não é nada modesto: US$ 56,268
Esse é o número que em média pessoas na faixa de 65 a 74 anos gastam anualmente nos EUA. Esses dados podem ser vistos abaixo num gráfico do Bureau of Labour and Services (BLS), do governo americano.
Observe como a quantia diminui bem para a próxima faixa etária mais alta: 23% a menos de consumo para quem está vivendo mais de 75 anos. Se depois de completar 65 anos de idade você viver até os 80 (e pelo que vemos hoje isso é uma análise até conservadora) vai precisar de nada menos do que US$ 1,113,180 (contando uma inflação fixa de 3% nesses 15 anos de vida de aposentado). E olha que aqui não tem nenhuma estravagância, e estamos contando que você deve ter a casa onde mora quitada. Aqui nos EUA cerca de 80% da faixa etária que estamos analisando (65 a 74 anos de idade) vive na casa própria quitada, sem dívidas de hipoteca, somente pagando as contas do imposto predial e contas de água, luz e energia elétrica.
Despesas médicas e uma crescente necessidade de rever o quanto ainda resta na conta para passar os próximos anos pode não ser uma dupla fácil de administrar, quando estamos na fase de comemorar que já sobrevivemos bem a este mundo de desafios.
Por isso é melhor você começar assim que der. Oriento meus filhos a começar já, e olha que eles ainda não estão nem na maioridade (quando escrevo esse artigo eles estão a poucos meses de completar 18 e 17 anos de idade).
Aqui no DocNews colocaremos outras informações sobre com0 eu vejo esse desafio de se criar uma poupança para o longo prazo, e de como podemos trilhar esse caminho da forma mais viável e responsável possível. Não é só uma questão de ganhar mais do que gasta, por mais que isso possa parecer óbvio. Envolve pensar no investimento como uma despesa, e separar isso antes de se começar a pensar em algum gasto qualquer.
Em breve poderia ajudar mais passos dessa jornada. Espero que por enquanto você esteja se ajudando, pensando um pouco mais em como devemos tomar rédea dos investimentos antes de pensar em gastar a sobra. Acredito que você vai aproveitar essa série.
Até daqui a pouco, turma. Mais novidades em breve no DocTrader.Net
"The best way to predict your future is to create it." (Abraham Lincoln)
"O melhor caminho para prever o futuro é criar ele"