O que acontece no vencimento com uma posição de opções no índice que tem uma atribuição em dinheiro (cash settlement)? Como as opções de liquidação em dinheiro são tratadas no vencimento?
Essas são dúvidas frequentes até mesmo para quem já opera no mercado americano de opções há alguns anos, e o post de hoje vem mostrar para vocês o cuidado que deve existir quando lidamos com esses produtos.
Vencimentos AM são diferentes dos vencimentos PM - EOM
Em primeio lugar, o que você deve saber é que a sua estratégia de opções que tem um vencimento matinal (AM) são diferentes das que vencem de tarde (PM). Em opções do índice liquidadas em dinheiro com vencimento AM (como SPX, NDX, RUT, VIX), devido ao seu método exclusivo de liquidação, o último dia para negociar ou fechar as posições é um dia antes do vencimento, o que coloca essas opções à mercê de algo chamado risco noturno (overnight risk).
Algumas opções de índice liquidadas em dinheiro, no entanto, expiram com base no fechamento PM (opções semanais – Weekly / trimestrais - Quarterly / opções EOM - end-of-month). Isso significa que, em vez de ficar à mercê do overnight risk, a liquidação se baseia no fechamento do mercado (Último Preço – Last Price). Ao lidar com uma opção de expiração PM, veja a explicação abaixo, mas use o preço de fechamento do mercado como o valor da liquidação.
Lembre-se também que, diferentemente da negociação de opções de ações / ETF, a negociação de índices liquidados em dinheiro nunca resultará na entrega de ações, pois os contratos de opções nos índices são liquidadas em dinheiro (como o nome sugere, não é mesmo?)
Como as opções de indice com vencimento AM são manejadas?
A melhor maneira de ilustrar o que acontecerá em um portfólio quando uma opção de índice liquidada em dinheiro expirar dentro do dinheiro (ITM) é usar um exemplo:
Digamos que você tenha uma opção mensal SPX-AM e:
- O spread vence completamente ITM
- Fechamento do SPX no dia anterior (quinta-feira) é 2,400
EXEMPLO DE OVERNIGHT RISK
Você está vendido em 1 lote num spread na call 2410/2420 (short call spread) que gerou US$ 3 em prêmio. Você acha que está OTM e seguro, pensando que vai ficar tudo bem quando acordar e ver sua posição, e embolsar esse lucro completamente. Mas ... vem a sexta-feira e há um evento econômico positivo (ou um twitt de alguém importante) que faz com que o SPX se recupere.
De repente, o SPX aumenta 15 pontos (para 2415) e você decide encerrar seu spread vendido 2410/2420 para reduzir suas perdas. Quando você faz isso, descobre que não pode e é confrontado com um erro de plataforma que diz: "Stopped symbols...(instruments_stopped_trading)" error ("Símbolos interrompidos ... (instruments_stopped_trading)"). À primeira vista, parece ser um erro sem sentido, mas a informação que você pode estar perdendo é que o último dia de negociação das opções mensais do SPX-AM é o dia ANTES do vencimento (quinta-feira).
Nessa hora você já deve estar bem triste, mas, infelizmente, a coisa é pior ainda. Se você pensa que só porque o SPX abriu em 2415 sua perda é de apenas US $ 200, pense novamente. Veja abaixo porque suas perdas podem ser maiores ainda.
COMO AS OPÇÕES DO SPX-AM SÃO ATRIBUIDAS (conheça o SET)
Você pode estar inclinado a pensar (2410-2415) x 100 = - $ 500 + $ 300 de crédito recebido = - $ 200 de perda, mas o valor do SPX para esse cálculo é determinado consultando o símbolo S&P Index Flex Settlement: o chamado SET.
O valor do SET não é o mesmo da abertura do SPX, mas uma média ponderada dos preços de abertura de todos os ativos subjacentes do S&P 500. O valor do SET é publicado de 30 a 45 minutos após a abertura do mercado e este é o valor de liquidação do SPX que determina se sua posição é ou não ITM ou OTM.
Neste exemplo, digamos que o SET seja publicado e você descobriu que seu valor é 2425. Isso significa que sua posição alcançou a perda máxima. Sua opção curta 2410 será atribuida e sua opção longa 2420 será exercida, resultando em uma taxa de atribuição (assignment fee) de US $ 5 e uma taxa de exercício (exercise fee) de US $ 5 (total de US $ 10).
Como as opções são liquidadas em dinheiro, a posição de caixa resultante (nesse caso, uma saída de caixa) será refletida em sua conta no próximo dia útil.
EXEMPLO DE ATRIBUIÇÃO E EXERCÍCIO para CASH SETTLEMENTS (SPX-AM)
Neste exemplo, a posição de caixa resultante no vencimento é de US $ 1.000 (devedor) em sua conta. Isso é calculado da seguinte maneira:
Short Call 2410 – valor de 2425 do SET = -US $ 1.500 (saida de Caixa = Cash outflow)
2425 valor SET – Long Call 2420 = +US $ 500 (entrada de Caixa = Cash inflow)
Saída de caixa de US $ 1500 + entrada de caixa de US $ 500 = Caixa negativo em US $ 1.000
Como seu spread atingiu a perda máxima: $ 300 de crédito recebido - saída de caixa de $ 1000 = - perda de $ 700 (resultado final). Bem mais do que os 200 de prejuizo que você imaginava antes.
Você está mantendo uma trava na call (crédito) 2410/2420 em seu portfólio; gerou US $ 3 em prêmio. Digamos que o valor da liquidação do SPX seja publicado às 24h. Todo o seu spread é OTM - parabéns, você mantém todo o crédito recebido por vendê-lo. Como não houve exercício ou cessão, também não haverá taxas de exercício ou cessão.
Por fim, vamos ilustrar o que acontecerá em um portfólio quando uma opção em um índice liquidado em dinheiro como o SPX se estabelecer entre os dois strikes (comprado e vendido). Aqui está um exemplo:
Você está mantendo uma trava na call (crédito) 2410/2420 em seu portfólio; gerou US $ 3 em prêmio. Digamos que o valor de liquidação do SPX (SET) seja publicado em 2415. O que acontece? A sua call vendida é atribuída à diferença entre o valor de liquidação e o strike dela (nesse caso 2410). O SET price é 2415. Sua conta terminaria com uma saída de caixa de - $ 500. Isso é calculado da seguinte maneira:
2410 strke short - 2415 valor SET = - $ 500 (saida de caixa = outflow).
Como recebemos um crédito de US $ 3,00 ou US $ 300 no spread, a perda total seria de apenas US $ 200 (US $ 300 - US $ 500 = - US $ 200).
Além disso, você terá que pagar uma taxa de atribuição de US $ 5 (assignment fee).